sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cultura Cafeinada indica - Agridoce Café

Nossa indicação da semana é o uns dos cafés mais "amor" de Porto Alegre, o Agridoce Café, que fica na Cidade Baixa, é um de nossos lugares favoritos, não só pelos cafés e acompanhamentos, mas por seu estilo vintage que parece ser cenário de um filme francês.



A decoração, o atendimento e os quitutes criam aquele clima retrô que nos faz desacelerar um pouco de nossa rotina. É o lugar perfeito para ler um livro (eles tem um mini biblioteca maravilhosa), conversar ao som de uma ótima música ambiente ou apenas admirar o lugar.

Passamos um bom tempo lá, espiamos a nova sala framboesa, recém inaugurada, que é a primeira da fase de expansão do lugar. Mesmo tendo que aguardar algum tempo por uma mesa, pois estavam bem lotados, percebemos uma melhora se comparado com a última vez, não demorou muito para sermos atendidos.







Mas vamos ao que de fato interessa: e os cafés?

Nossa indicação são dois cafés e suas combinações excepcionais, que se complementam perfeitamente.

A primeira pedida é um Irish Coffee torto. Composto de café espresso duplo, uísque, açúcar mascavo e leite vaporizado, é um café de sabor acentuado, uma boa pedida para quem gosta de cafés fortes. Para acompanhar pedimos um Brioche com patê divino de tomates secos.




A segunda escolha foi um Mocha, feito com chocolate meio amargo, leite vaporizado e espresso. O acompanhamento também foi salgado, um Baguel de dar água na boca.





Além de salgados, os doces do Agridoce são ótimos, em outras ocasiões provamos o brownie e o Cheesecake e  só renderelogios.


Onde fica? Sarmento Leite, 1024 - Cidade Baixa, Porto Alegre
Horário de funcionamento: 12h às 22h
Mais informações: Agridoce Café









domingo, 21 de fevereiro de 2016

#AlémdoCafé - Exposição Organicidade: o percurso de Esther Bianco entre a pintura e a gravura



Para quem está na capital, nossa indicação é a exposição da artista gaúcha Esther Bianco, que acontece no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). A mostra apresenta a trajetória da artista e suas obras de  pintura e gravura ao longo de quarenta anos. 

A exposição ilustra um diversificado conjunto de pinturas  produzidas nos anos 2000 – no qual a aborda o imaginário poético que surge da noção de rede em suas mais variadas formas, como mapas, movimentos, constelações e tudo o que se apresenta sob essa perspectiva.



 
Além desse conceito, a artista também  coloca em evidência sua  percepção de diversas realidades mostrando sua ligação por meio de complexos sistemas interligados entre si.   As estruturas exploram o antagonismo das ideias e conceitos, além de suas diversas facetas.




Sobre  artista:

Esther Bianco é artista plástica formada pela UFRGS (1961). É pintora e gravadora, com exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Possui obras em acervos públicos e privados, na França, Itália, Holanda, Alemanha, Portugal, Inglaterra e Brasil. Já lecionou na Universidade de Passo Fundo e foi atuante na militância estudantil, além de ser engajada em questões sociais e culturais. Participou da criação do Núcleo de Gravura / RS e na diretoria da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Cursou ainda cerâmica com Vilma Villaverde e escultura em madeira no Atelier Livre da Prefeitura.

O que:  Exposição Organicidade: o percurso de Esther Bianco entre a pintura e a gravura
Onde: MARGS
Horários e dias de funcionamento: A mostra está aberta ao público  de terças a domingos, de 19 de fevereiro a 23 de março, das 10h às 19h, com entrada franca.

Fonte: MARGS

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cultura Cafeinada indica - Cocina 640

Na segunda-feira, dia 15/02 fomos prestigiar mais uma palestra sobre filosofia na Escola Nova Acrópole, mas sobre isso vamos falar em outro momento. Antes do evento, resolvemos comer alguma coisa pelo centro mesmo.

Há algumas semanas passamos na frente do Cocina 640 e ficamos curiosos com o estabelecimento, resolvemos conhecer e fazer uma avaliação do local. O estabelecimento iniciou seu funcionamento no mês passado e apesar do estilo do Cocina 640 ser mais restaurante do que café (é na verdade um conjunto de Tapas Bar & Restaurante, Hamburgueria e Café, Ufa!) o lugar não deixa a desejar, com um cardápio que vai do lanchinho ao prato para o almoço ou jantar.




O que mais nos chamou a atenção, além do menu, foi a decoração do local, é um espaço mais estreito, porém muito bem planejado. O mais legal é o teto, que é todo revestido com caixotes de madeira, criando um clima mais rústico, sem contar na sustentabilidade. O atendimento também foi muito bom, com garçons cordiais e atentos.


Pedimos duas opções salgadas, e para beber fomos de suco de laranja natural e, claro, café. O local não apresenta muitas opções de cafés, como relatamos anteriormente está mais para restaurante do que cafeteria.

O que indicamos:

Uma das opções foi um Bocadilho de queijo Brie, composto de cebolas confeitadas, nozes, rúcula e cream cheese, e queijo Brie. Um lanche bem leve e saboroso, feito com pão sírio, e uma apresentação bem produzida.




O outro prato foi um sanduíche de atum com pão preto, estava uma delícia, o recheio era muito saboroso e a textura lembrava a de uma torta fria. O café, apesar de não ser muito grande, não deixou a desejar, bem elaborado e com uma linda apresentação.



Achamos que o Cocina 640 é uma opção  perfeita, bem localizada e com um ótimo cardápio, super recomendamos. Ah, ficamos de olhos nos doces que estavam expostos no balcão, na próxima com certeza provaremos.



Onde fica? Avenida Borges de Medeiros, 640 - Centro, Porto Alegre
Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 8h às 21h. Nos sábados das 8h às 16h.
Mais Informações: Cocina 640



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cultura Cafeinada indica - La Basque

Iniciamos nosso tour pelas cafeterias de Porto Alegre e região revisitando a Sorveteria La Basque, em Porto Alegre, localizada em frente ao Parcão no Bairro Moinhos de Vento. O estabelecimento, além dos  saborosos sorvetes, oferece uma grande variedade de cafés especiais, quentes e gelados.

Entre seus cafés mais requisitados estão os feitos com muita Nutella. A La Basque tem em seu cardápio, além dos cafés e sorvetes, acompanhamentos como brownies e tortinhas salgadas. Pros vegetarianos, tem uma tortinha de espinafre com ricota que é uma delícia.

Além dos quitutes, o bom atendimento  também é um diferencial, o espaço passou recentemente por reformas e está com um ambiente maior, com mais lugares e conforto para receber o público.


E o que o Cultura Cafeinada indica? 


Na primeira vez que fomos provamos o Nutella Capuccino, essa tentação aí embaixo.



No último sábado visitamos novamente o espaço com alguns amigos e nossa indicação é o La Basque Verão, que é um shake de espresso com sorvete, uma ótima opção para os dias quentes.





Onde fica?  Largo Caixeiros Viajantes, N° 30 (Av. Goethe), Moinhos de Ventos - Porto Alegre
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 12h às 22h.
Mais informações: La Basque


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Não quer entrar e tomar uma xícara de café?

A cultura das cafeterias, dos livros e da vida, tudo passado com muito carinho e servido fresquinho para você. Queremos dividir nossas experiências, e quem sabe, fornecer ideias para aquela conversa com os amigos, um passeio no final de semana ou para matar a saudade.
Venha compartilhar nossas descobertas
culturais e gastronômicas e acompanhar nossas aventuras em busca do café perfeito e de um mundo com mais cultura.